Filosofia do Miró

metodologia1Uma escola construtivista que acredita no processo de aprendizado pela interação: este é o perfil do Colégio Miró. Aqui, o professor tem o desafio de conectar os conhecimentos, criando situações interessantes de aprendizagem para os estudantes que estão além do conteúdo programático. O objetivo dos professores é criar situações para que os alunos possam compreender relações que existem entre as coisas da vida e as informações.

Como estudar as épocas históricas em separado, como se cada conteúdo fosse independente, como se não houvesse uma trama complexa naquele momento? Para o Colégio Miró, esta é uma das suas boas tarefas: fazer crianças e adolescentes entenderem os conteúdos além da informação, entender na perspectiva da formação. Este desafio é conduzido diariamente com o estímulo dos professores a criarem situações de compreensão e construção deste universo complexo que as áreas do conhecimento possuem.

Os conteúdos precisam ser aprendidos e os fatos devem ser conhecidos, mas é preciso relativizar as diferentes perspectivas que permeiam os acontecimentos: quem era o nosso colonizador? Como foi a história da colonização? Como isto se desdobra nos dias atuais? O que é ser brasileiro? Este tipo de análise interessa ao Colégio Miró.

Apresentar formas para esses aprendizados complexos, que envolvem estudar a história do Brasil, explicar a sua metodologia2relação com a geografia brasileira, conectá-los com a formação da nossa língua, conhecer a utilidade social da matemática e das ciências. O nosso trabalho objetiva garantir uma interação entre as áreas através de projetos e debates realizados por professores e alunos.

No desenvolvimento de sua ação pedagógica, a escola acrescenta livros paradidáticos, reportagens da mídia escrita e falada, passeios, filmes e outros materiais culturais que favorecem um aprendizado mais crítico e autônomo. Assim, desde crianças, os estudantes do Miró têm contato com a multiperspectividade, com abordagens teóricas diferenciadas entre si, que contribuem para que os estudantes possam progressivamente compreender o caráter provisório das teorias científicas.

metodologia3Com a reunião desses materiais e uma postura diferenciada de gestão em sala de aula, o Colégio Miró prevê a formação de sujeitos ativos, participantes do processo de aprendizagem e que sigam construindo a sua autonomia. Para isto, crianças e adolescentes são estimulados a contribuir com materiais oriundos de suas pesquisas, opinam sobre o que leem e interferem sobre a própria aprendizagem. Tendo assim a oportunidade de complementar e ampliar os estudos e ir desenvolvendo uma autonomia que será solicitada nas demais fases da vida. Essa é a nossa filosofia.

A comunidade do Colégio Miró pode usufruir de descontos especiais oferecidos por profissionais de diversas áreas.

Direção

A direção do Colégio Miró possui larga experiência pedagógica e acompanha de perto os estudantes do Grupo I ao 9º ano.

O Colégio Miró possui infraestrutura completa para acolher a criança e o adolescente, oferecendo espaços de convivência e estudos para cada idade.

O Miró investe no favorecimento da construção do conhecimento pelo aluno de modo compreensivo e significativo.

O Miró nasceu em 1966, com o objetivo de oferecer uma educação inovadora, que além de estimular habilidades e ensinar o conteúdo com criatividade,

Quem foi Joan Miró

Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893. Em sua vida artística, tornou-se escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão.