Década de 60 – Há mais de 40 anos formando pessoas para o mundo

Primeira equipe, na década de 1960

O Miró nasceu em 1966, com o objetivo de oferecer uma educação inovadora, que além de estimular habilidades e ensinar o conteúdo com criatividade, dá o suporte ideal para complementar a educação familiar e auxiliar as crianças, de um a seis anos, na compreensão do mundo.

Inicialmente, foi criada a Casa da Infância, na Rua Marquês de Caravelas, o “embrião” do Colégio Miró, com inspiração na proposta Montessoriana. Um lugar que está na memória da comunidade baiana, residente nos bairros da Graça, Barra, Vitória, Ondina e imediações.

Década de 70 – Nosso sonho cresceu

Década de 1970, com nova metodologia

Em 1972, mudando de endereço e incluindo novos cursos, passou a se chamar Instituto Educacional da Juventude (IEJ), marcando assim a segunda fase da nossa história.

Mudamos de endereço para o Jardim Apipema e passamos a oferecer nossa metodologia a fim de oferecer educação de qualidade a estudantes dos antigos primário e ginásio.

Década de 90 – O mundo mudou e nós mudamos com ele

Em 1990, passamos a trabalhar com o socioconstrutivismo

Orientados por pesquisadores baianos, brasileiros e estrangeiros e também amparados por novas pesquisas a respeito de como as crianças aprendem, passamos a dar atenção central ao processo de construção do conhecimento.

Passamos a enfatizar aprendizagem, construção do conhecimento e a capacidade do aluno de valer-se do conhecimento nas diversas situações da vida cotidiana. Foram anos de intensas pesquisas e estudos para todos nós que compúnhamos a escola e de forte parceria com os pais.

Marcando esta nova fase, em 1996, mudamos a sede e o nome do colégio. Era preciso que o mesmo refletisse as transformações internas pelas quais passávamos. Assim, foi inaugurado o Colégio Miró, inicialmente numa casa alugada, no bairro do Chame-Chame, na Rua Ari Barroso, já sob orientação da nova metodologia. Em 1998, foi inaugurada a unidade do Morro Ipiranga (foto 4), que passou a ser a sede única do nosso colégio até os dias de hoje.

A educação hoje

No ano de 1998, na unidade do Morro Ipiranga

Acreditando que o conhecimento e a vida em sociedade são acontecimentos dinâmicos, somos levados a estar constantemente refletindo sobre mudanças que revelam a educação de nossos jovens e crianças. Para trazer a análise dessas mudanças para o interior da escola, implantamos dois espaços de estudo e de pensar o mundo contemporâneo.

Criamos um núcleo de estudos pedagógico chamado Centro de Estudos Miró (CEM), que tem a função de promover análise na área da educação escolar e buscar novas aprendizagens, e instauramos um espaço de capacitações de pais e convidados chamado Café & Diálogos, que visa apresentar e discutir grandes questões da vida contemporânea e seus reflexos na educação.

É desta maneira que, desde a sua fundação, o Miró está na vanguarda da educação baiana: compreendendo o mundo e fazendo com que os alunos estejam preparados para viver nele, transformá-lo e/ou preservá-lo.

A comunidade do Colégio Miró pode usufruir de descontos especiais oferecidos por profissionais de diversas áreas.

Direção

A direção do Colégio Miró possui larga experiência pedagógica e acompanha de perto os estudantes do Grupo I ao 9º ano.

O Colégio Miró possui infraestrutura completa para acolher a criança e o adolescente, oferecendo espaços de convivência e estudos para cada idade.

Filosofia do Miró

Uma escola construtivista que acredita no processo de aprendizado pela interação: este é o perfil do Colégio Miró.

O Miró investe no favorecimento da construção do conhecimento pelo aluno de modo compreensivo e significativo.

Quem foi Joan Miró

Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893. Em sua vida artística, tornou-se escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão.