Nossa História
Década de 60 – Há mais de 40 anos formando pessoas para o mundo

O Miró nasceu em 1966, com o objetivo de oferecer uma educação inovadora, que além de estimular habilidades e ensinar o conteúdo com criatividade, dá o suporte ideal para complementar a educação familiar e auxiliar as crianças, de um a seis anos, na compreensão do mundo.
Inicialmente, foi criada a Casa da Infância, na Rua Marquês de Caravelas, o “embrião” do Colégio Miró, com inspiração na proposta Montessoriana. Um lugar que está na memória da comunidade baiana, residente nos bairros da Graça, Barra, Vitória, Ondina e imediações.
Década de 70 – Nosso sonho cresceu

Em 1972, mudando de endereço e incluindo novos cursos, passou a se chamar Instituto Educacional da Juventude (IEJ), marcando assim a segunda fase da nossa história.
Mudamos de endereço para o Jardim Apipema e passamos a oferecer nossa metodologia a fim de oferecer educação de qualidade a estudantes dos antigos primário e ginásio.
Década de 90 – O mundo mudou e nós mudamos com ele

Orientados por pesquisadores baianos, brasileiros e estrangeiros e também amparados por novas pesquisas a respeito de como as crianças aprendem, passamos a dar atenção central ao processo de construção do conhecimento.
Passamos a enfatizar aprendizagem, construção do conhecimento e a capacidade do aluno de valer-se do conhecimento nas diversas situações da vida cotidiana. Foram anos de intensas pesquisas e estudos para todos nós que compúnhamos a escola e de forte parceria com os pais.
Marcando esta nova fase, em 1996, mudamos a sede e o nome do colégio. Era preciso que o mesmo refletisse as transformações internas pelas quais passávamos. Assim, foi inaugurado o Colégio Miró, inicialmente numa casa alugada, no bairro do Chame-Chame, na Rua Ari Barroso, já sob orientação da nova metodologia. Em 1998, foi inaugurada a unidade do Morro Ipiranga (foto 4), que passou a ser a sede única do nosso colégio até os dias de hoje.
A educação hoje

Acreditando que o conhecimento e a vida em sociedade são acontecimentos dinâmicos, somos levados a estar constantemente refletindo sobre mudanças que revelam a educação de nossos jovens e crianças. Para trazer a análise dessas mudanças para o interior da escola, implantamos dois espaços de estudo e de pensar o mundo contemporâneo.
Criamos um núcleo de estudos pedagógico chamado Centro de Estudos Miró (CEM), que tem a função de promover análise na área da educação escolar e buscar novas aprendizagens, e instauramos um espaço de capacitações de pais e convidados chamado Café & Diálogos, que visa apresentar e discutir grandes questões da vida contemporânea e seus reflexos na educação.
É desta maneira que, desde a sua fundação, o Miró está na vanguarda da educação baiana: compreendendo o mundo e fazendo com que os alunos estejam preparados para viver nele, transformá-lo e/ou preservá-lo.