A Escolha da escola foi um encontro que fez história

Caros amigos, quero neste momento expressar meu agradecimento ao Colégio Miró, a todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram e contribuiram na formação dos meus filhos Rodrigo e Leonardo.

Parece incrível, mas ainda hoje muitas pessoas compartilham a idéia que a pré-escola não passa de um lugar seguro para seus rebentos brincarem. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, escolher a escola para um filho de apenas 1 ano e meio não é uma tarefa simples e sem implicações, mas, com certeza, pode-se dizer que é uma das primeiras grandes decisões dos pais na vida de seus filhos.

Partindo da idéia de que a estruturação do sujeito humano se dá nos seus primeiros anos de vida, pode-se calcular a importância que a escola adquire na constituição de sua personalidade.
Eu, particularmente, tinha muitas expectativas em torno dessa escolha, e por isso buscava uma escola que priorizasse alguns valores para mim fundamentais:
Queria uma escola onde o saber não fosse o sinônimo da verdade; onde ele não estivesse pronto, mas em constante construção; uma escola que ensinasse meus filhos a pensar, questionar, e que estimulasse a pesquisa e a busca de estratégias próprias para solução dos problemas; uma escola que nunca perdesse a referência ao outro, e isso inclui não só o respeito e a amizade, com os colegas, professores e colaboradores, mas, principalmente, estar atento a existência de pessoas menos favorecidas na sociedade, onde fossem lembradas e reconhecidas através de projetos sociais; uma escola onde os professores trabalhassem com amor à educação, repensando e reconstruindo o conhecimento sempre que convocados; onde a arte fosse contemplada, e, finalmente, uma escola onde a formação educacional dos alunos fosse tecnicamente bem cuidada, mas que não esmagasse o individual e o particular de cada um.

Eram muitas expectativas, eu sei, mas os valores que buscava numa escola tinham que ser compatíveis com aqueles que adotávamos em casa. Afinal, se era uma parceria, precisávamos falar a mesma linguagem.
E foi assim que, em 1996 aconteceu meu encontro com o Miró. Lembro-me bem, lá estava eu e meu marido diante de Clara. Era nítida sua paixão, comprometimento e decisão pela educação. Suas palavras de apresentação da escola traduziam exatamente aquilo que eu buscava. Foi amor a primeira vista: eu e o Miró, o Miró e eu.
E assim começou nossa história, primeiro com Rodrigo e quatro anos depois com Leonardo.

Vê-los crescer, se tornarem crianças maiores, pré-adolescentes e adolescentes foi um processo muito especial, onde eu também cresci e aprendi muito. Vocês estavam sempre muito presentes e antenados com o mundo aqui fora e com o universo interior dos alunos. O dialogo era franco e transparente.

Bem, por tudo isso, eu queria agradecer a cada um de vocês que contribuíram com a formação dos meus filhos, mas não somente na formação pedagógica, mas na formação do caráter, dos valores, do interesse pelo saber.
Agradeço a Clara, Cândida, Tadeu, Norma, Gabriela, Márcia, Ana, Tânia, Cibele, Sandra, Sheila, Cristiane e tantos outros professores. E também a Solene, Val, Jô, Edilma, Luciana, Flavia, Graça, Sueli, Uaiana, Sr. Roberto, e todo o pessoal de apoio portaria, enfim todas as pessoas que passaram nas nossas vidas.

Agora meus filhos estão alçando novos vôos, com uma segurança que, sem duvida, vocês também ajudaram a construir. E, como diz o provérbio francês, “Partir, c’est mourir un peu”, fica a saudade, mas também a certeza de ter feito uma escolha acertada. Foram 13 anos de convívio, parceria, descobertas e, sobretudo, de muita confiança.

Por isso hoje concluo que a ESCOLHA DA ESCOLA FOI UM ENCONTRO QUE FEZ HISTÓRIA! Uma história que continuará sendo escrita por Leonardo e Rodrigo onde quer que eles estejam; uma história em cujo começo vocês deixaram suas marcas.
Muito obrigado!
Soraya Carvalho Rigo.

Enviada por: Soraya Carvalho Rigo

Colégio Miró - Jingle Vem Conhecer

Solta o som! O Miró agora tem um jingle que é a cara da nossa galera! Conheça agora, em primeira mão, dê play e cante junto com a gente!

Depoimento de João Junior

Depoimento de Victoria Ferner