Depoimento de João Paulo Schaeppi
Depoimento do Pai João Paulo Schaeppi sobre o Colégio Miró

João Paulo Schaeppi

Tendo atuado como Gestor na área da Qualidade, acabei incorporando à minha rotina a observação de organizações que intencionalmente, ou não, demonstram procedimentos que objetivam o monitoramento e a estruturação de atividades que, por sua vez, possibilitam um desempenho operacional superior.

Há alguns dias pude presenciar um case excelente ligado ao indicador cliente na escola da minha filha de três anos de idade. Ao chegar para a reunião de Pais e Mestres, notei já na entrada da sala uma disposição em grupos de cinco a seis integrantes e, em seguida, cada grupo recebeu uma foto com imagens das crianças envolvidas em situações diferentes, tais como: brincadeira com sacos de areia, giro da bola entre as crianças no ritmo da música, brincadeira de médico entre outras atividades. Por sua vez, a dinâmica junto aos pais de cada grupo consistia em descrever segundo as suas visões a importância das atividades para seus filhos, destacando quais os aprendizados estavam sendo oportunizados para os mesmos. Por fim um representante de cada grupo era chamado para relatar as percepções das atividades retratadas nas imagens.

Quem já atuou na área da qualidade ou teve contato com a norma ISO 9001 pode notar, a partir desta experiência, alguns fatores importantes relativos ao Item Cliente, dentre eles, destaco o processo estruturado da reunião e o conteúdo relevante para a percepção da qualidade por parte dos clientes (pais e alunos). Outro ponto importante é a presença marcante de evidências da qualidade, documentos tão requisitados pelos auditores em seus trabalhos na verificação de manutenção de certificados de qualidade. Como destaque de tais evidências, cito as fotos relatadas, vídeos de outras dinâmicas em sala de aula, o depoimento presencial dos professores e participação dos pais na construção do processo.

Como toque final, foram apresentados vídeos dos alunos realizando outras dinâmicas em sala de aula. Como cliente fiquei encantado com o serviço prestado e, como gestor, maravilhado com o processo estruturado de geração de evidências relacionadas ao Item Cliente. Por fim cabe destacar o chamado aos pais para participação ativa na educação dos filhos, demonstrando assim a visão holística da Instituição.